20°C 26°C
Curvelo, MG
Publicidade
Anúncio

Inep divulga nesta quinta-feira (13) o gabarito oficial do 1º domingo do Enem 2025

Candidatos poderão consultar as respostas das provas de Linguagens e Ciências Humanas; notas finais saem apenas em janeiro

Redação
Por: Redação
13/11/2025 às 08h28 Atualizada em 14/11/2025 às 18h24
Inep divulga nesta quinta-feira (13) o gabarito oficial do 1º domingo do Enem 2025
Caderno de provas Enem — Foto: Reprodução internet

O gabarito oficial do primeiro dia de provas do Enem 2025 será divulgado nesta quinta-feira (13) pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep). Os candidatos poderão acessar as respostas corretas das provas de Linguagens, Ciências Humanas e da Redação no site do Inep.

Pela primeira vez, o Inep optou por separar em duas datas a divulgação dos gabaritos. Até 2024, as respostas de todas as áreas — Linguagens, Ciências Humanas, Ciências da Natureza e Matemática — eram publicadas juntas, após o segundo domingo de aplicação.

No dia 16 de novembro, os participantes farão o segundo dia de prova, com questões de Matemática e Ciências da Natureza.

Número de acertos não define a nota final

Embora o gabarito permita verificar a quantidade de acertos, o resultado final só será divulgado em janeiro de 2025. Isso ocorre devido à aplicação da Teoria de Resposta ao Item (TRI), método de correção que considera a coerência do desempenho do candidato.

Com a TRI, acertos em questões difíceis e erros em perguntas fáceis podem reduzir a pontuação final, já que o sistema identifica possíveis “chutes”. Assim, dois candidatos com o mesmo número de acertos podem ter notas diferentes.

Entre as vantagens da TRI estão a redução de empates, a comparação entre edições diferentes do Enem e a valorização do conhecimento real do participante.

Tema da redação destacou o envelhecimento

O tema da redação do Enem 2025 foi “Perspectivas acerca do envelhecimento na sociedade brasileira”. A edição deste ano registrou um aumento expressivo na participação de idosos: foram 17.192 inscritos, um crescimento de 191% em relação a 2022.

Os estados com maior número de candidatos da terceira idade foram Rio de Janeiro (3.087), São Paulo (2.367) e Minas Gerais (1.997).

Fonte: G1

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
500 caracteres restantes.
Comentar
Mostrar mais comentários