

As luzes do Natal da Mineiridade 2025 serão acesas nesta segunda-feira (17), a partir das 18h30, na Praça da Liberdade, região Centro-Sul de Belo Horizonte. A abertura da programação contará com a chegada do Papai Noel em um espetáculo de drones, marcando o início da visitação gratuita, que seguirá até 6 de janeiro.
Neste ano, a Praça da Liberdade recebe uma cenografia inspirada em diferentes regiões de Minas Gerais, com referências às tradições religiosas e culturais do Campo das Vertentes, Triângulo Mineiro, Zona da Mata, Sul de Minas, Norte de Minas e Vale do Jequitinhonha. No centro da praça, um presépio iluminado representará o estado. A programação também inclui apresentações diárias de corais e artistas mineiros no coreto.
A Secretaria de Estado de Cultura e Turismo de Minas Gerais (Secult) destaca que o Natal da Mineiridade 2025 mescla tradição e tecnologia. O show de drones, que marcou a virada para 2025, retorna nesta edição, acompanhado por efeitos de lasers e 170 esculturas criadas pelo artesão Zé do Arame. A Prefeitura de Belo Horizonte implementará desvios e interdições no entorno da praça das 19h às 23h, até o fim da programação.
O Servas e a Gasmig promovem, no dia 24, uma ação especial reunindo cerca de duas mil crianças, idosos e pessoas em situação de vulnerabilidade social para confraternização, entrega de presentes e ceia de Natal. A iniciativa inclui também campanha de adoção de cartas escritas por crianças atendidas por instituições parceiras.
Entre 19 de novembro e 6 de janeiro de 2026, a Praça José Mendes Júnior recebe a Vila Mineiridade, espaço dedicado à gastronomia, cultura e economia criativa. Ao todo, 30 expositores participarão da feira, que nos dias 20 a 23 de novembro terá foco na culinária afro-brasileira. O local também abriga o Salão das Artes, com curadoria de Mary Arantes, reunindo mais de 80 expositores no CCBB.
Segundo a Secretaria de Cultura e Turismo, o período natalino movimenta setores como hospedagem, gastronomia e comércio. Em 2024, apenas em Belo Horizonte, o Natal da Mineiridade gerou mais de R$ 2,5 bilhões, de acordo com a Câmara de Dirigentes Lojistas da capital.
Com o tema “A Liberdade e as Artes”, a edição deste ano se estende a mais de 400 municípios mineiros, somando cerca de 900 atrações cadastradas no portal Minas Gerais. Entre os destaques no interior estão o Natal Barroco de São João del-Rei, o Natal Histórico de Ouro Preto, as festas de Tiradentes, a iluminação especial de Barbacena, a ambientação alpina de Monte Verde e o Natal dos Lagos em Capitólio. O Concurso Nacional de Presépios, promovido pela Fundação de Arte de Ouro Preto, segue com inscrições abertas até 2 de dezembro.
17/11
Abertura oficial com show de drones e programação de luz
Vesperata no prédio do IEPHA-MG
Projeção mapeada no Palácio da Liberdade
Apresentações no coreto
22, 23 e 24/12
Cortejo do Noel na Praça
24/12
Programação especial de véspera de Natal com ações solidárias
06/01
Dia de Reis, com encerramento, cortejo pela Av. João Pinheiro e queima das fitas dos desejos
17/11 a 04/01
Casa do Papai Noel
Shows e ativações nos jardins
Espetáculos de marcas patrocinadoras
Trenó do Noel com apresentação de drones
Show do Noel
Todos os domingos, de 23 de novembro a 21 de dezembro
Edições especiais nos dias 22, 23 e 24 de dezembro
06/01
Encerramento com a queima das fitas dos desejos no Dia de Reis
Fonte: BHAZ
Ver essa foto no Instagram





