

No dia 22 de novembro de 2025, a Livraria Jenipapo, na Savassi, em Belo Horizonte, recebeu o lançamento de “Versário Antifa e Homo Oeconomicus”, novo livro do professor e poeta Afonso Guerra-Baião, publicado pelo Grupo Editorial Quixote. A obra reúne uma coletânea de poemas marcados pela crítica contundente, irreverência e reflexões sobre a recente vida política brasileira e sobre o sistema econômico global, que, segundo o autor, alimenta alienação, desigualdade e exclusão social.
Durante o evento, a poeta Adriane Garcia destacou a força e a ousadia do livro. Em suas palavras: “Enquanto o presidente norte-americano decide declarar a ANTIFA uma organização criminosa, o Grupo Editorial Quixote lança a coletânea de poemas ‘Versário Antifa e Homo Oeconomicus’, de Afonso Guerra-Baião. Este livro traz a poesia de Afonso Guerra-Baião munida de crítica social e política. Com linguagem criativa e de pleno domínio, o poeta mistura o contemporâneo e o clássico. Na forma e no vocabulário, os tons do escárnio e do escatológico gritam um Brasil próximo do séc. XVII. Aquele em que Gregório de Matos retratou a sociedade patriarcal, escravocrata e racista, a mesma que joga, no séc. XXI, a nação no colo de uma facção fascista.”
Com olhar satírico e versificação intensa, Guerra-Baião transforma tensões sociais em arte e busca, como define, converter “caos em cosmos”. Seus poemas oferecem um contraponto poético ao desconcerto do mundo e sugerem, por meio da estética e da crítica, a possibilidade de um futuro mais justo.
“Versário Antifa e Homo Oeconomicus” está disponível nas livrarias da Savassi, na Amazon, no site da Editora Quixote e também diretamente com o autor por meio de suas redes sociais, no Instagram e no Facebook.
Fonte: @afonsobaiao
Ver essa foto no Instagram





