20°C 26°C
Curvelo, MG
Publicidade
Anúncio

Diretoria age rápido e Tite é o novo técnico do Cruzeiro

Ex-treinador da Seleção Brasileira chega a Belo Horizonte e assina contrato até o fim de 2026

Redação
Por: Redação
16/12/2025 às 11h56
Diretoria age rápido e Tite é o novo técnico do Cruzeiro
Após saíde Jardim, Tite chega ao Cruzeiro/Foto: Lucas Figueiredo/CBF

O Cruzeiro anunciou nesta terça-feira (data) a contratação de Tite como novo técnico da equipe principal. O treinador chega para substituir Leonardo Jardim, que deixou o comando da Raposa após uma temporada de destaque. O contrato firmado entre o clube e o treinador é válido até o fim de 2026.

A diretoria celeste agiu rapidamente após a saída de Jardim e acertou os últimos detalhes com os representantes de Tite na manhã desta terça, durante reunião realizada no Rio de Janeiro. Horas depois, o treinador desembarcou em Belo Horizonte, em voo fretado no jatinho do empresário Pedro Lourenço, dono da SAF do Cruzeiro. A apresentação oficial deve ocorrer ainda hoje.

A estreia do Cruzeiro na temporada está marcada para o dia 10 de janeiro, contra o Pouso Alegre, no Mineirão, pelo Campeonato Mineiro. Já no Campeonato Brasileiro, a Raposa inicia a campanha diante do Botafogo, no Rio de Janeiro, no fim do próximo mês.

Tite assume a vaga deixada por Leonardo Jardim, que havia sido contratado em fevereiro deste ano para substituir Fernando Diniz. Apesar de um início instável, o treinador português conseguiu dar regularidade ao time ao longo da temporada. Sob seu comando, o Cruzeiro chegou às semifinais da Copa do Brasil e terminou o Campeonato Brasileiro na terceira colocação, garantindo vaga direta na fase de grupos da Libertadores de 2026. Ao todo, Jardim comandou a equipe em 55 partidas, com 26 vitórias, 18 empates e 11 derrotas. Ele anunciou sua saída nesta segunda-feira, afirmando que fará uma pausa na carreira para preservar a saúde física e mental.

Aos 64 anos, Tite estava sem clube desde setembro de 2024, quando foi demitido do Flamengo. Em abril deste ano, chegou a acertar verbalmente com o Corinthians, mas desistiu de assumir o cargo após enfrentar uma crise de ansiedade. Recentemente, o treinador afirmou estar recuperado e pronto para retornar ao futebol.

Esta será a segunda passagem de Tite pelo futebol mineiro. Em 2005, ele comandou o Atlético Mineiro no Campeonato Brasileiro, deixando o clube pouco antes do rebaixamento à Série B. Em 2022, chegou a declarar que tinha um “senso de dívida” com o clube alvinegro, arquirrival do Cruzeiro.

Com carreira marcada por grandes conquistas, Tite comandou a Seleção Brasileira em duas Copas do Mundo, em 2018 e 2022, sendo eliminado nas quartas de final em ambas. No futebol de clubes, seu trabalho mais vitorioso foi no Corinthians, onde conquistou dois Campeonatos Brasileiros (2011 e 2015), a Libertadores e o Mundial de Clubes da Fifa em 2012, além de um Campeonato Paulista (2013) e uma Recopa Sul-Americana (2013).

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
500 caracteres restantes.
Comentar
Mostrar mais comentários