

Mais de seis mil passaportes foram emitidos em Montes Claros ao longo de 2025, segundo balanço divulgado pela Polícia Federal (PF). Ao todo, foram 6.634 documentos expedidos na maior cidade do Norte de Minas.
Em âmbito estadual, Minas Gerais registrou a emissão de 239.457 passaportes no período. No ranking das cidades mineiras com maior número de emissões, Montes Claros aparece na nona colocação, atrás de:
De acordo com a Polícia Federal, a maioria dos solicitantes de passaporte na região é composta por mulheres (55,6%), enquanto os homens representam 44,4%. As ocupações mais frequentes entre os requerentes são: administrador, advogado, engenheiro civil, estudante, comerciante varejista e médico clínico.
O volume registrado em 2025 representa um aumento de 10,7% em relação a 2024, quando foram emitidos 216.384 passaportes no estado. Com esse desempenho, Minas Gerais se consolidou como o terceiro maior emissor de passaportes do Brasil, respondendo por 9,3% do total nacional.
Segundo os dados da PF, a média mineira é de 966 passaportes emitidos por dia útil. Atualmente, o estado conta com 10 postos de emissão, distribuídos estrategicamente para atender à demanda da população.
Fonte: G1





