

O nível da Barragem de Juramento, uma das principais fontes de abastecimento de Montes Claros, está em 64,81% neste início de ano. No mesmo período do ano passado, o volume era maior e chegava a 76%.
De acordo com dados divulgados pela Copasa nesta quarta-feira (7), entre dezembro de 2025 e o momento atual, o volume acumulado de chuvas no reservatório soma 203,6 milímetros. A capacidade total da barragem é de 45 milhões de metros cúbicos, e cerca de 50% do abastecimento da maior cidade do Norte de Minas é garantido por essa fonte.
A companhia explicou que o percentual de utilização da barragem pode variar conforme a disponibilidade hídrica das demais fontes produtoras. O objetivo, segundo a Copasa, é assegurar a continuidade do fornecimento de água em quantidade e qualidade, além de preservar o volume armazenado no reservatório.
A última vez que a Barragem de Juramento verteu foi em 16 de janeiro de 2025. Na ocasião, entre os dias 1º e 15 de janeiro, foram registrados 168,1 milímetros de chuva na bacia de contribuição da represa. Antes disso, o transbordamento havia ocorrido em fevereiro de 2024.
Fonte: G1





