

Vídeos que circulam nas redes sociais mostram a forte enchente provocada pelas intensas chuvas em Minas Gerais. O alto nível das águas tem animado pescadores, que comemoram os efeitos positivos da cheia, mas também gera preocupação entre moradores ribeirinhos, já que o volume do rio pode continuar subindo e trazer riscos.
Esta é considerada a maior enchente do Rio Abaeté durante a piracema. Com o aumento do nível da água, muitos peixes conseguem vencer obstáculos naturais, como a Cachoeira do Salto, especialmente espécies de maior porte e com mais dificuldade de subida, como mandís e surubins.
A cheia é vista como extremamente importante para a região. O Rio Abaeté está derramando, e o forte fluxo de água favorece a entrada de peixes vindos da parte baixa do Rio São Francisco. Com isso, espécies que ainda não haviam conseguido se reproduzir podem agora completar seu ciclo reprodutivo.
Quanto maior o volume de água, maior a possibilidade de o São Francisco alcançar lagoas marginais, consideradas os principais berçários naturais. Esse processo ajuda a retirar grandes matrizes desses locais e a repor alevinos, fortalecendo o equilíbrio e a renovação dos peixes na bacia.
O vídeo que viralizou foi registrado pelo guia @guia.marconi, no Pontal do Abaeté, último trecho do rio antes de desaguar no Rio São Francisco. Reproduzido no perfil no @ discovery_cyborg
Ver essa foto no Instagram





