

Na manhã desta sexta-feira, 30 de janeiro, o Corpo de Bombeiros realizou a captura de uma serpente da espécie jibóia em um pátio de empresa no município de Nova Porteirinha, no Norte de Minas.
O animal foi avistado próximo ao muro que delimita a propriedade, o que causou susto ao solicitante. Diante da situação, e ao perceber que a serpente tinha aproximadamente 1,5 metro de comprimento, o responsável acionou imediatamente o Corpo de Bombeiros para a captura.
Ao chegarem ao local, os militares visualizaram a jibóia e realizaram o resgate utilizando equipamentos de proteção individual (EPIs) e materiais apropriados. A serpente é não peçonhenta e pode atingir até 4 metros de comprimento, sendo conhecida por assustar devido ao porte e ao comportamento defensivo quando acuada. Apesar disso, a espécie desempenha papel importante no controle de roedores, morcegos e outros pequenos animais, que fazem parte de sua alimentação.
O Corpo de Bombeiros reforça a orientação para que a população não tente manipular nem matar animais silvestres, já que eles são fundamentais para o equilíbrio ambiental e ajudam no controle de pragas que podem transmitir doenças, como os ratos. Em situações semelhantes, a recomendação é acionar o 193, para que o resgate seja feito de forma segura e o animal seja devolvido ao seu habitat natural.
Fonte: CBMMG





