

Uma operação de combate ao crime organizado foi realizada nesta sexta-feira (30) nos municípios de Porteirinha, Janaúba e Montes Claros, no Norte de Minas. A ação teve como foco crimes de tráfico de drogas, associação criminosa, posse ilegal de arma de fogo e lavagem de dinheiro.
De acordo com a Polícia Civil de Minas Gerais (PCMG), a operação, batizada de Ozark, resultou no cumprimento de cinco mandados de prisão e 10 mandados de busca e apreensão, com apoio da Polícia Militar. Durante a ação, também foram determinados o sequestro de 10 veículos e de um imóvel, além do bloqueio de valores ligados aos investigados.
No decorrer das diligências, os policiais apreenderam dinheiro, computadores, celulares e outros equipamentos eletrônicos. Segundo o delegado André Brandão, as investigações indicam que o grupo atuava como uma organização criminosa estruturada, com divisão de tarefas, hierarquia definida e mecanismos sofisticados de ocultação patrimonial e financeira, utilizados para dissimular a origem ilícita dos recursos.
Ainda conforme a PCMG, foram localizadas armas de fogo com numeração raspada, algumas com modificações para funcionamento automático, além de munições e drogas. Para o delegado, o material apreendido “reforça o grau de periculosidade e a existência de uma estrutura armada voltada a sustentar as atividades ilícitas”.
Durante a operação, dois homens foram presos em flagrante por tráfico de drogas e porte ilegal de arma e munição. As investigações seguem em andamento, e os detidos foram encaminhados ao sistema prisional.
Fonte: G1





