Um homem foi preso em flagrante nessa terça-feira (15) em Buenópolis, Minas Gerais, transportando uma carga de smartphones, acessórios para celular e perfumes árabes sem documentação fiscal. A apreensão ocorreu durante uma fiscalização da Polícia Militar Rodoviária (PMRv) em um ônibus que fazia a rota de São Paulo para Caetité, na Bahia, pela BR-135.
A ação faz parte de uma operação de combate a crimes de contrabando e descaminho. Ao abordar o veículo, a equipe da PMRv localizou os produtos com um passageiro de 47 anos, que se identificou como responsável pela mercadoria. No entanto, ele não apresentou nenhuma nota fiscal que comprovasse a legalidade da carga.
O crime de descaminho, previsto no artigo 334 do Código Penal brasileiro, caracteriza-se pela fraude no pagamento de impostos devidos pela entrada de mercadorias no país.
Além dos itens sem nota fiscal, seis bicicletas elétricas que estavam no ônibus e possuíam documentação foram retidas para posterior conferência da Receita Federal.
O homem detido foi encaminhado à delegacia da Polícia Federal em Montes Claros, onde as providências cabíveis serão tomadas. O ônibus e toda a carga apreendida ficarão sob a custódia da Receita Federal.