O portal O Tempo publicou nesta sexta (18) que uma idosa de 81 anos foi internada em estado grave hoje no Hospital Imaculada Conceição, em Curvelo. De acordo com denúncia feita por uma assistente social da unidade, há indícios de maus-tratos e negligência por parte do filho, que é o responsável pelos cuidados da paciente.
A idosa deu entrada no hospital com um quadro severo de desidratação e lesões bolhosas, algumas já infectadas. Segundo relato da assistente social à Polícia Militar, esta é a segunda vez que a paciente é levada à unidade em condições críticas de saúde.
Na primeira internação, a equipe médica conseguiu estabilizar seu estado clínico, com sinais de recuperação das feridas. No entanto, a paciente voltou ao pronto atendimento apresentando lesões ainda mais graves. A reincidência e a gravidade do quadro sugerem, segundo os profissionais de saúde, a falta de cuidados básicos no ambiente domiciliar.
A assistente social relatou que o filho, responsável legal pela idosa, já havia sido orientado sobre a necessidade de cuidados específicos, mas as recomendações não foram seguidas. Ainda segundo a denúncia, ele é o único que administra os benefícios financeiros da mãe, incluindo o cartão bancário.
O caso foi registrado como maus-tratos contra pessoa idosa e será investigado pela polícia. A vítima permanece internada, com o estado de saúde considerado grave.
Com informações de O Tempo