A Universidade Estadual de Montes Claros (Unimontes) publicou o edital do vestibular próprio para ingresso em 2026, com uma novidade importante: a inclusão dos cursos de Inteligência Artificial e Engenharia Elétrica/Eletrônica, recém-criados pela atual gestão da instituição.
Conforme o edital nº 04/2025, a seleção ocorrerá em 30 de novembro, com a oferta de 1.650 vagas distribuídas em 88 cursos de graduação. As provas serão aplicadas em dois turnos (manhã e tarde), possibilitando que o candidato concorra a duas graduações diferentes no mesmo vestibular.
As inscrições deverão ser feitas exclusivamente pelo site da Coteps, de 11 de agosto a 26 de setembro, sendo que o prazo para candidatos ao sistema de reserva de vagas vai de 11 a 22 de agosto.
Do total de vagas, 80% serão preenchidas pelo vestibular próprio e os 20% restantes via Enem/Sisu. A universidade mantém também o Programa de Avaliação Seriada (Paes), retomado em 2024.
As provas serão realizadas em Montes Claros e nos campi de Almenara, Bocaiúva, Brasília de Minas, Espinosa, Janaúba, Januária, Paracatu, Pirapora, Salinas e São Francisco. Já os cursos mais concorridos – Direito, Enfermagem, Medicina e Odontologia – terão aplicação de provas exclusivamente em Montes Claros.
Todos os candidatos farão provas objetivas de Língua Portuguesa, Literatura Brasileira, Língua Estrangeira, Filosofia, Sociologia e Redação. Haverá também provas específicas, conforme a área do curso escolhido:
A divisão dos cursos em dois grupos define o semestre de ingresso: o Grupo 1 terá 829 vagas com entrada no primeiro semestre de 2026, enquanto o Grupo 2 terá 821 vagas para o segundo semestre.
Fonte: Webterra