Na noite desta terça-feira (5), por volta das 20h45, o Corpo de Bombeiros foi acionado para atender a uma ocorrência envolvendo agente químico em uma empresa de medicamentos, localizada no Distrito Industrial de Montes Claros. Duas equipes foram empenhadas no atendimento.
Segundo relatos de funcionários, um forte odor foi identificado na sala de armazenamento de resíduos químicos durante a rotina de trabalho. A substância envolvida, piridina — armazenada em um frasco de 5 litros com outros produtos —, teria passado por uma reação química que provocou uma pequena explosão, espalhando o produto em estado líquido pelo piso.
No momento do incidente, 27 colaboradores estavam em salas próximas e foram evacuados com segurança por brigadistas da empresa, que também realizaram o isolamento preventivo da área afetada.
Os bombeiros reforçaram o isolamento e prestaram atendimento imediato aos trabalhadores. Alguns relataram ardência nos olhos e mucosas, mas todos recusaram encaminhamento hospitalar.
A empresa foi orientada a acionar uma firma especializada para remoção e destinação adequada do material, além da descontaminação do ambiente. Também foi feito o monitoramento da área quanto a riscos secundários, como incêndio, explosão e intoxicação, e acionado o Núcleo de Emergências Ambientais (NEA).