Na manhã da última quarta-feira (06), uma guarnição de salvamento do Corpo de Bombeiros Militar de Minas Gerais, lotada no 7º Batalhão (7º BBM) em Montes Claros, foi acionada para uma ocorrência de busca e salvamento na zona rural do distrito de São João da Vereda, município de Montes Claros. A operação contou com o apoio especializado do Canil do 7º BBM.
De acordo com informações repassadas pelo solicitante, a vítima do sexo masculino, C.R.P, 57 anos, com problemas de saúde mental, havia desaparecido na noite do dia 4 de agosto, por volta das 21h, após sair a pé por uma estrada de terra com destino à cidade de Montes Claros, sem retornar desde então.
As equipes iniciaram as buscas, percorrendo uma área extensa, com cerca de 40 quilômetros de estradas vicinais e propriedades rurais, incluindo áreas próximas ao Parque Estadual da Lapa Grande. Durante o percurso, foram encontrados vestígios como pegadas e rastros, que auxiliaram no direcionamento da operação, mas que posteriormente deixaram de ser identificados no terreno.
Diante da dificuldade de localização e da vasta área coberta pela vegetação, com o apoio do cão de busca Kira, treinado para detecção por odor específico. A cadela conduziu a equipe até o interior de uma propriedade rural, onde os esforços foram concentrados.
No período noturno, a vítima foi finalmente localizada por um familiar, caminhando desorientada por uma estrada de terra próxima ao ponto sinalizado pelo cão Kira. Após o resgate, a vítima foi encaminhada ao Hospital Santa Casa de Montes Claros, pelos familiares para avaliação médica e os cuidados necessários.
A atuação integrada entre as guarnições de salvamento e o canil foi fundamental para o desfecho positivo da ocorrência. O Corpo de Bombeiros reforça a importância da rápida comunicação em casos de desaparecimento e da atuação técnica especializada para garantir a preservação da vida.
Fonte: ASCOM 7º BBM
Ver essa foto no Instagram