O Instituto Nacional de Meteorologia (INMET) emitiu um alerta amarelo de perigo potencial para Curvelo e outras cidades da região Central Mineira devido à baixa umidade relativa do ar. O aviso é válido entre as 3h da madrugada de sábado (9) até o mesmo horário de domingo (10).
Durante esse período, a umidade do ar pode cair abaixo de 30% em Curvelo — bem abaixo dos 60% recomendados pela Organização Mundial da Saúde (OMS) para o bem-estar da população. A condição aumenta os riscos de incêndios florestais, além de poder causar problemas respiratórios, irritação nos olhos e ressecamento da pele.
O alerta amarelo representa o nível mais brando da escala utilizada pelo INMET, que inclui ainda o nível laranja (perigo) e o vermelho (grande perigo). Apesar disso, o instituto recomenda atenção especial, principalmente para crianças, idosos e pessoas com doenças respiratórias.
Além de Curvelo, outras 30 cidades da região também estão incluídas no alerta, como Felixlândia, Inimutaba, Corinto, Morro da Garça, Três Marias e Bom Despacho.
A população pode acompanhar atualizações e novos alertas pelo site oficial do INMET ou por meio de aplicativos de clima e defesa civil.