Depois de passar por Argentina e Uruguai, o calendário 2025 do TCR South America Banco BRB entra na fase final com a disputa de quatro etapas no Brasil. A categoria abre o tour pelas pistas nacionais neste fim de semana (16 e 17/08), no Circuito dos Cristais, em Curvelo (MG). Com encerramento em Interlagos nos dias 13 e 14 de dezembro, o calendário do certame sul-americano traz ao Brasil um conceito de automobilismo bem-sucedido em mais de 30 países.
As corridas válidas pela sétima jornada do atual campeonato vão representar a primeira vez que a principal categoria de âmbito continental no automobilismo da América do Sul competirá em Minas Gerais. O fim de semana valerá também pela abertura do TCR Brasil Banco BRB, que contará com quatro etapas e realizará neste ano sua terceira temporada desde a estreia, em 2023.
Argentinos na frente – Na “Libertadores do Automobilismo”, como o TCR continental é chamado, Curvelo corresponderá à sétima etapa, em um momento em que a rivalidade entre pilotos argentinos e brasileiros pega fogo. No momento, em 2025 o placar é de dez vitórias para os argentinos e duas para os brasileiros, em 12 corridas disputadas. Pelo retrospecto, a expectativa é que os pilotos locais levem vantagem nesta fase brasileira do calendário.
O cronograma da temporada 2025 começou em março com a disputa da etapa de Rosário, na Argentina. O país vizinho recebeu as outras três rodadas seguintes, em Oberá, San Juan Villicum e Termas de Río Hondo. Na sequência, o calendário avançou para o ‘julho uruguaio’, com disputas nos Autódromos de Mercedes, no interior, e em El Pinar, tradicional circuito próximo a Montevidéu.
Um dos grandes nomes do automobilismo sul-americano, o argentino Leonel Pernía é piloto da equipe Honda YPF Racing e lidera o campeonato com 406 pontos depois de ter conquistado cinco vitórias, oito pódios e duas poles. Também levou o troféu Driver of the Weekend by Ademicon como maior pontuador de quatro das seis etapas disputadas até aqui.
O principal rival de Pernía é o brasileiro Pedro Cardoso, atual campeão tanto do torneio continental quanto do brasileiro. Maior pontuador na etapa de El Pinar, o dono do Peugeot 308 GTI TCR #1 é o segundo colocado no campeonato, com 321 pontos somados com a equipe argentina PMO Racing. Cardoso tem uma vitória conquistada no ano, em Termas de Río Hondo, e um total de seis pódios.
O terceiro colocado na tabela do campeonato, com 295 tentos, é mais um piloto brasileiro. Em temporada de estreia no TCR, Nelson Piquet Jr. vive momento de ascensão na categoria internacional. Adaptado à pilotagem do Honda Civic preparado pela Squadra Martino, Nelsinho emendou três poles seguidas, além de reunir um total de seis pódios. Na perseguição pela sua primeira vitória na categoria, Piquet Jr. viverá um grande desafio em Curvelo ao alternar com a pilotagem do Mitsubishi Eclipse Cross da Scuderia Bandeiras na BRB Stock Car Pro Series, disputando assim quatro corridas no fim de semana.
Um dos poucos pilotos que reúne experiência em Curvelo e vai acelerar neste fim de semana pelo TCR é Raphael Reis, também do Brasil. Reis vem de grande jornada em El Pinar, onde faturou sua primeira vitória no campeonato e foi o segundo maior pontuador (56 tentos). O piloto da equipe carioca W2 ProGP é o quarto colocado, com 277 pontos somados com seu Cupra León VZ #77.
Com 249 pontos, a quinta colocação na tabela é ocupada por Juan Ángel Rosso. Vice-campeão em 2022, o argentino de 32 anos está entre os bons nomes do campeonato e já marcou duas vitórias e quatro pódios neste ano com o Lynk & Co. 03 #16 da tradicional equipe argentina Paladini Racing.
A luta pelo título na Copa Trophy segue acirrada, com outro embate direto entre Argentina e Brasil. O líder do certame é o argentino Adrián Chiriano (Honda YPF Racing), que soma 136 pontos. Única mulher no atual grid do TCR South America Banco BRB, a catarinense Maria Nienkötter (Cobra Racing Team), de 19 anos, vai estrear em Curvelo. Com 91 pontos, Maria soma dois a mais que o paulistano Enzo Gianfratti, de 22 anos e que traz para o fim de semana uma novidade. Depois de fazer cinco etapas com o Honda Civic da Porthack Racing, o piloto vai acelerar na fase tupiniquim do calendário com o Cupra León preparado pela G Racing Motorsport.
Novidades — A fase brasileira da temporada traz de volta dois pilotos do país ao grid do TCR South America Banco BRB. Um deles é o jovem Celso Neto, soteropolitano de 20 anos, que regressa ao grid depois de ter corrido em dupla com Pedro Cardoso na corrida Endurance disputada em Interlagos no ano passado. Em Curvelo, onde correrá em casa, Celso Neto vai defender a tradicional equipe argentina Paladini Racing a bordo do Audi RS3 LMS Gen1 #22.
Outro nome que está de volta ao TCR é o do experiente Felipe Maluhy. Com trajetória em várias categorias no Brasil e passagem pela competição continental como convidado no ano passado, o piloto vai alinhar com um Toyota Corolla TCR de numeral #37 como companheiro de equipe e referência na pista para Maria Nienkötter na Cobra Racing Team.
O fim de semana será de estreia para Leo Reis. O jovem paulistano de 21 anos, que nesta temporada disputa a Stock Light pela W2 ProGP, dará sequência à aliança com a equipe carioca e vai correr também no certame brasileiro e sul-americano do TCR com o Cupra León VZ #293 nesta reta final do campeonato, formando dupla com Raphael Reis — homônimo do irmão, que disputa a BRB Stock Car.
Programação — Além das estreias do TCR South America Banco BRB e do TCR Brasil Banco BRB em solo mineiro, Curvelo receberá o retorno da BRB Stock Car Pro Series depois de pouco mais de oito anos. Será um fim de semana de emoção e muita velocidade, com a presença dos carros mais tecnológicos do continente e de astros e estrelas do automobilismo.
Em conjunto, os campeonatos sul-americano e brasileiro do TCR têm um cronograma reservado para sábado e domingo, como tem sido habitual nesta temporada. O primeiro dia de atividades terá a manhã dedicada aos treinos livres e, a partir de 16h05, à definição do pole position da etapa e da definição do grid de largada das duas corridas.
A largada da primeira prova do TCR South Ameica/TCR Brasil Banco BRB em Curvelo está marcada para 9h40 de domingo. Já a segunda e derradeira prova da etapa, com a inversão dos dez primeiros colocados da sessão classificatória e 30 minutos mais uma volta de duração, tem início previsto para 14h10.
O TCR South America Banco BRB e o TCR Brasil Banco BRB têm transmissão ao vivo por meio do canal BandSports, em TV por assinatura, e por streaming por meio do canal oficial da categoria no YouTube, Motorsport TV, aplicativo BandPlay, site Band.com.br e canal Esporte na Band no YouTube, além do canal do site Grande Prêmio, também no YouTube.
1º Leonel Pernía, 406 pontos
2º Pedro Cardoso, 321
3º Nelson Piquet Jr., 295
4º Raphael Reis, 277
5º Juan Ángel Rosso, 249
6º Fabricio Pezzini, 225
7º Fabián Yannantuoni, 218
8º Tiago Pernía, 185
9º Mariano Pernía, 145
10º Genaro Rasetto, 125
11º Luis Ramírez, 117
12º Adrián Chiriano, 99
13º Maria Nienkötter, 69
14º Enzo Gianfratti, 65
15º Santino Balerini, 52
16º Joaquín Cafaro, 46
17º Benjamín Hites, 38
18º Exequiel Bastidas, 36
19º Juan Manuel Casella, 29
20º Carlos Silva, 20
21º Tomás Fernández, 3
1º Adrián Chiriano, 136 pontos
2º Maria Nienkötter, 91
3º Enzo Gianfratti, 89
4º Carlos Silva, 21
5º Tomás Fernández, 6
1º Honda YPF Racing, 687 pontos
2º W2 ProGP, 531
3º PMO Racing, 491
4º Paladini Racing, 467
5º Cobra Racing, 69
6º Porthack Racing, 65
Quinta-feira, 14 de agosto
16h00 – BRB Stock Car Pro Series – Treino Extra
09h00 – BRB Stock Car Pro Series – Treino Extra
11h20 – BRB Stock Car Pro Series – Shakedown
13h15 – BRB Stock Car Pro Series – Treino Livre 1
16h05 – BRB Stock Car Pro Series – Treino Livre 2
09h00 – TCR South America/TCR Brasil Banco BRB – Shakedown
09h15 – TCR South America/TCR Brasil Banco BRB – Treino Livre Copa Trophy
09h40 – BRB Stock Car Pro Series – Classificação
10h40 – TCR South America/TCR Brasil Banco BRB – Treino Livre 1
11h30 – Visitação aos Boxes
13h10 – TCR South America/TCR Brasil Banco BRB – Treino Livre 2
14h40 – BRB Stock Car Pro Series – Corrida Sprint (30 minutos + 1 volta)
16h05 – TCR South America/TCR Brasil Banco BRB – Classificação
09h40 – TCR South America/TCR Brasil Banco BRB – Corrida 1 (25 minutos + 1 volta)
10h15 – Visitação aos Boxes
12h10 – BRB Stock Car Pro Series – Corrida Principal (50 minutos + 1 volta)
14h10 – TCR South America/TCR Brasil Banco BRB – Corrida 2 (30 minutos + 1 volta)
Fonte: Stock Car e TCR