16°C 34°C
Curvelo, MG
Publicidade
Anúncio

Norte de Minas representa o Cerrado em feira internacional no Peru e encanta com sabores regionais

Produtos do Cerrado despertam interesse internacional e rendem conexões comerciais com mais de seis países

Redação
Por: Redação
29/09/2025 às 09h38
Norte de Minas representa o Cerrado em feira internacional no Peru e encanta com sabores regionais
Diretor do Núcleo do Pequi, Daniel Vieira — Foto: Divulgação

O Norte de Minas marcou presença pela primeira vez na Expoalimentaria, realizada entre os dias 24 e 26 de setembro, em Lima, no Peru. Considerado o maior evento de alimentos e bebidas da América Latina, o encontro reuniu representantes de pelo menos 17 países, entre compradores, distribuidores e formadores de opinião.

A região integrou o espaço Amazing Foods Brazil com o estande do Projeto Sabores dos Gerais/Núcleo do Pequi, que apresentou produtos típicos como derivados de pequi, baru, jatobá e outras iguarias do Cerrado mineiro. Os visitantes puderam conhecer e degustar os alimentos produzidos por empreendimentos locais, despertando interesse internacional.

Para o diretor do Núcleo do Pequi, Daniel Vieira, a participação na feira teve significado estratégico e cultural. Ele destacou que o momento foi além da comercialização, servindo como vitrine para a valorização do Cerrado e de seus frutos com potencial global. Já a coordenadora do Sabores dos Gerais e representante da Prefeitura de Montes Claros, Sara Alves de Mello, celebrou a repercussão da participação mineira, que gerou rodadas de negócios com parceiros do Japão, Itália, Peru, Colômbia, Argentina e Estados Unidos.

O governo de Minas levou ao evento oito empresas da delegação estadual, que apresentaram produtos que destacam a diversidade e inovação do agro mineiro. Entre eles, pão de queijo premium, queijos veganos, frutos do Cerrado como castanha de baru, óleo de macaúba, cerveja de coquinho azedo, farinha de jatobá, balas, caramelos e maquinários para a indústria de alimentos.

A participação foi articulada pela Secretaria de Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Seapa), em parceria com o Ministério da Agricultura e Pecuária (Mapa) e a Embaixada do Brasil em Lima. Segundo a Sociedade Rural de Montes Claros, a seleção dos empreendedores da região teve início na Caravana do Agroexportador, realizada durante a 51ª Expomontes.

O presidente da instituição, Flávio Gonçalves Oliveira, ressaltou que a presença na Expoalimentaria reforçou o valor da integração entre cultura, negócios e conhecimento, além de abrir portas para novas conexões internacionais e oportunidades de desenvolvimento econômico para o Norte de Minas.

Fonte: G1

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
500 caracteres restantes.
Comentar
Mostrar mais comentários