A Campanha Nacional de Multivacinação começou nesta semana com a expectativa de imunizar mais de 336 mil crianças e adolescentes em 86 municípios que compõem a macrorregião de saúde do Norte de Minas. Os dados foram divulgados pela Superintendência Regional de Saúde (SRS) de Montes Claros.
O objetivo é atualizar as cadernetas de vacinação do público-alvo, que inclui crianças e adolescentes de 1 a 15 anos. As doses estão disponíveis nos pontos de vacinação de cada município até o dia 31 de outubro.
Entre os 16 imunizantes disponíveis, estão: BCG, Febre Amarela, Tríplice Viral, Hepatites A e B, Poliomielite, DTP, Pentavalente, Rotavírus, Pneumocócica 10, Meningocócica ACWY, Varicela, Meningocócica C, Tetra Viral, HPV, além das vacinas contra Covid-19 e dengue, estas últimas aplicadas apenas em Montes Claros, Claro dos Poções, Itacambira, Juramento, Glaucilândia e Mirabela.
Segundo a SRS, em 54 municípios da região, a cobertura vacinal de quase todas as vacinas — com exceção da BCG — ainda está abaixo das metas estabelecidas pelo Ministério da Saúde.
A coordenadora de Vigilância em Saúde da SRS de Montes Claros, Agna Soares da Silva Menezes, reforçou a importância da adesão das famílias:
“As secretarias municipais de saúde devem adotar estratégias para avaliar e atualizar os cartões de vacina. É fundamental que os pais ou responsáveis se conscientizem sobre a importância da vacinação, evitando o adoecimento e até o risco de óbito por doenças que podem ser prevenidas por vacinas oferecidas gratuitamente pelo SUS”, destacou.