Uma operação conjunta denominada Ignis-Petra resultou na prisão de 11 pessoas na região do Vale do Jequitinhonha, nessa quarta-feira (8/10). A ação foi realizada pela Polícia Civil (PCMG), Polícia Militar (PMMG), Secretaria de Estado de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável (Semad) e Ibama, abrangendo os municípios de Capelinha, Veredinha, Turmalina e Itamarandiba.
O objetivo foi combater crimes ambientais como furto de madeira e carvoejamento ilegal. Durante a operação, foram apreendidos armas, munições, veículos, equipamentos, madeira, carvão, celulares, documentos, além de dinheiro e cheques. Fornos usados para produção irregular de carvão também foram destruídos, e autos de infração ambiental foram lavrados pela Semad e Ibama.
Entre os detidos estão alvos de mandados judiciais e pessoas flagradas por posse ilegal de arma e adulteração de veículos. O governo de Minas afirmou que as investigações continuam para identificar a origem e o destino dos materiais apreendidos, além de possíveis novos envolvidos.
Fonte: O Tempo