19°C 27°C
Curvelo, MG
Publicidade
Anúncio

Dia D da Multivacinação mobiliza 49 cidades do Norte de Minas entre 17 e 19 de outubro

Mais de 336 mil crianças e adolescentes menores de 15 anos são esperados para atualizar a caderneta de vacinação e prevenir o retorno de doenças já controladas

Redação
Por: Redação
17/10/2025 às 09h03 Atualizada em 18/10/2025 às 11h02
Dia D da Multivacinação mobiliza 49 cidades do Norte de Minas entre 17 e 19 de outubro
Vacimóvel em Montes Claros — Foto: Pedro Ricardo Santos/SRS de Montes Claros

Quarenta e nove municípios do Norte de Minas Gerais realizam, entre sexta-feira (17) e domingo (19), o Dia D da Campanha de Multivacinação. A ação tem como público-alvo 336 mil crianças e adolescentes menores de 15 anos, com o objetivo de atualizar as cadernetas e impedir a reintrodução de doenças.

Para a superintendente da Regional de Saúde de Montes Claros, a adesão expressiva dos municípios demonstra o comprometimento dos gestores e profissionais com a proteção da população mais jovem. Ela reforça a importância da participação das famílias: “A vacinação é um ato de cuidado, responsabilidade e amor à vida.”

Dados da SRS mostram que, com exceção da vacina BCG, a maioria dos imunizantes ainda está com cobertura abaixo das metas estabelecidas pelo Ministério da Saúde. A coordenadora de vigilância em saúde, Agna Soares da Silva Menezes, reforça que os municípios precisam ampliar estratégias e que os pais devem aproveitar a campanha para evitar o adoecimento e até mortes por doenças preveníveis.

Durante a mobilização, serão ofertadas vacinas contra febre amarela, sarampo e HPV. Até 31 de outubro, os imunizantes continuam disponíveis nas unidades básicas de saúde, incluindo doses contra a dengue nas cidades de Montes Claros, Claro dos Poções, Itacambira, Juramento, Glaucilândia e Mirabela.

A SRS também recomenda ações complementares, como busca ativa de não vacinados, vacinação em locais estratégicos fora das unidades de saúde, funcionamento ampliado das UBS, uso de vacimóveis e atenção especial a populações vulneráveis, como migrantes, pessoas em situação de rua e comunidades tradicionais.

Entre os municípios participantes estão Berizal, Bocaiúva, Botumirim, Capitão Enéas, Catuti, Coração de Jesus, Espinosa, Francisco Sá, Grão Mogol, Janaúba, Montes Claros, Porteirinha, Salinas, Taiobeiras, entre outros. Cristália já realizou sua mobilização antecipadamente.

Fonte: G1

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
500 caracteres restantes.
Comentar
Mostrar mais comentários