

Na tarde de quarta-feira, 2 de julho, a Polícia Federal deflagrou a Operação Prisma, com apoio da Polícia Militar de Minas Gerais e da Secretaria de Estado de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável, para combater o garimpo ilegal de cristais de quartzo. A ação ocorreu na zona rural de Felício dos Santos, a cerca de 200 km de Curvelo e 80 km de Diamantina, principal centro urbano da região.
A estimativa é de que cerca de 250 garimpeiros estejam atuando ilegalmente na extração dos cristais, com foco na venda do mineral para compradores locais — uma atividade que tem causado graves impactos ambientais.
Durante a operação, duas frentes de extração foram fiscalizadas. No distrito de Senador Mourão, em Diamantina, quatro pessoas foram presas e quatro veículos apreendidos. Já em Felício dos Santos, cinco pessoas foram detidas e nove veículos apreendidos.
A Polícia Federal lavrou os autos de prisão em flagrante, enquanto a Polícia Militar realizou buscas complementares nos pontos de garimpo.
As ações continuam nos próximos dias com o objetivo de impedir o retorno das atividades ilegais na região.
Com informações da Comunicação Social da Polícia Federal em Minas Gerais





