20°C 26°C
Curvelo, MG
Publicidade
Anúncio

Velejador desaparecido é encontrado após noite de sobrevivência na represa de Três Marias

Homem enfrentou tempestade, barco virado e pernoitou na embarcação até conseguir retornar em segurança ao próprio rancho

Redação
Por: Redação
03/12/2025 às 15h12 Atualizada em 09/12/2025 às 17h52
Velejador desaparecido é encontrado após noite de sobrevivência na represa de Três Marias
Foto: Corpo de Bombeiros/Divulgação

O Pelotão de Bombeiros de Três Marias mobilizou suas equipes de busca após o acionamento, por volta das 23h de ontem (2/12) para resgate de um homem que estava velejando na represa de Três Marias. Conforme a solicitante, esposa do velejador, o último contato com o marido aconteceu às 10h de terça-feira.

As equipes de buscas iniciaram imediatamente os procedimentos para tentar localizar o desaparecido, deslocando-se aos endereços indicados pela solicitante. No segundo ponto de referência indicado, moradores relataram ter visto o velejador mais cedo e os militares encontraram apenas o veículo do desaparecido, confirmando que ele havia se dirigido à represa.

As buscas foram encerradas hoje (3/12), por volta das 9h30. O homem relatou que estava velejando em seu barco tipo Laser quando foi surpreendido por uma mudança repentina no clima, enfrentando fortes ventos e chuvas intensas. Segundo ele, por volta das 19h, o barco virou e ele conseguiu nadar rebocando o barco e chegar em segurança às margens da represa em uma região conhecida como Borrachudo.

Devido à intensidade da chuva e do vento, o velejador pernoitou dentro do barco após ter conseguido desemborcar a embarcação com a própria força corporal, utilizando as velas da embarcação como proteção improvisada contra a hipotermia. Na manhã do dia seguinte, por volta das 6h, ele conseguiu estabilizar e montar novamente a embarcação. Em seguida, velejou até o rancho de sua propriedade, localizado na gleba 63 em Morada dos Peixes, onde foi localizado. O senhor foi avaliado no local e encontrava-se em boas condições de saúde, dispensando a necessidade de assistência médica. 

O CBMMG enaltece a resiliência do velejador e reforça que o incidente serve como alerta para a imprevisibilidade das condições meteorológicas em grandes represas, principalmente no período chuvoso. É importante também portar equipamentos de segurança como colete salva-vidas e ter conhecimento básico de sobrevivência em atividades náuticas, além de portar equipamentos de comunicação eficazes em ambientes onde não há sinal telefônico ou internet.

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
500 caracteres restantes.
Comentar
Mostrar mais comentários