20°C 31°C
Curvelo, MG
Publicidade
Anúncio

Globo de Ouro 2026: “O Agente Secreto” faz história com duas vitórias inéditas para o Brasil

Filme brasileiro vence melhor produção em língua não inglesa e garante prêmio de melhor ator para Wagner Moura

Redação
Por: Redação
12/01/2026 às 09h40
Globo de Ouro 2026: “O Agente Secreto” faz história com duas vitórias inéditas para o Brasil
Wagner Moura — Foto: Frazer Harrison/WireImage

O cinema brasileiro viveu um momento histórico na noite deste domingo (11), durante o Globo de Ouro 2026. O Agente Secreto conquistou dois dos três prêmios aos quais foi indicado, tornando-se o primeiro longa do Brasil a vencer duas categorias na mesma edição da premiação: melhor filme em língua não inglesa e melhor ator, com Wagner Moura.

“É uma emoção retada”, afirmou o ator em entrevista à TV Globo logo após a cerimônia.

Até então, o país nunca havia alcançado esse feito. Em 1999, Central do Brasil venceu apenas a categoria de melhor filme em língua não inglesa, apesar de também concorrer com Fernanda Montenegro a melhor atriz. Já em 2025, Ainda Estou Aqui levou somente o prêmio de melhor atriz em filme dramático, com Fernanda Torres.

Neste ano, “O Agente Secreto” chegou ao Globo de Ouro com três indicações e acabou derrotado apenas na categoria de melhor filme dramático, vencida por Hamnet: A vida antes de Hamlet.

Ambientado nos anos 1970, o longa acompanha a história de um professor universitário que retorna ao Recife para reencontrar o filho caçula, em meio aos riscos impostos pela ditadura militar. Wagner Moura interpreta o protagonista do drama.

Wagner Moura vence melhor ator

Com a vitória, Wagner Moura tornou-se o primeiro brasileiro a conquistar o Globo de Ouro de melhor ator em filme de drama. Em seu discurso, ele agradeceu ao diretor Kleber Mendonça Filho e destacou o caráter político e emocional do filme.

“É um filme sobre memória, sobre a falta dela e sobre um trauma geracional. Se um trauma pode ser passado entre gerações, os valores também podem. Esse prêmio vai para quem segue seus valores em momentos difíceis”, declarou.
Em português, completou: “E para todo mundo no Brasil que está assistindo isso agora, viva o Brasil e a cultura brasileira”.

Na disputa, Wagner superou nomes como Joel Edgerton, Oscar Isaac, Dwayne Johnson, Michael B. Jordan e Jeremy Allen White.

Melhor filme em língua não inglesa

“O Agente Secreto” também garantiu o prêmio de melhor filme em língua não inglesa, feito que não acontecia para o Brasil há 27 anos, desde “Central do Brasil”. Ao anunciar o vencedor, a atriz Minnie Driver surpreendeu ao dizer “parabéns” em português antes de citar o título do filme.

Ao receber o troféu, Kleber Mendonça Filho enviou um “alô, Brasil”, agradeceu ao elenco e exaltou a parceria com Wagner Moura. “As melhores coisas acontecem quando você tem um grande ator e um grande amigo”, afirmou.

O diretor ainda dedicou o prêmio aos jovens cineastas e destacou a importância do momento para o cinema. “Este é um período histórico para fazer filmes, nos Estados Unidos e no Brasil. Vamos continuar fazendo filmes”, concluiu.

Fonte: G1

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
500 caracteres restantes.
Comentar
Mostrar mais comentários