

Brasília, 22 de janeiro de 2026 – O Ministério da Educação (MEC) abre, entre os dias 3 e 6 de fevereiro, as inscrições para o processo seletivo do Fundo de Financiamento Estudantil (Fies) referente ao primeiro semestre de 2026. As candidaturas devem ser feitas por meio do Portal Único de Acesso ao Ensino Superior.
Ao todo, o MEC vai ofertar 112.168 vagas em 2026, sendo 67.301 no primeiro semestre e 44.867 no segundo semestre, para financiamento de cursos de graduação em instituições privadas de ensino superior.
De acordo com o edital publicado nessa quinta-feira (22), podem se inscrever candidatos que tenham participado do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) a partir da edição de 2010, com média mínima de 450 pontos nas provas objetivas, sem ter zerado a redação, e renda familiar mensal bruta per capita de até três salários mínimos (R$ 4.863).
A classificação dos candidatos será feita em ordem decrescente das notas do Enem, considerando o tipo de vaga, grupo de preferência e modalidade de concorrência. O edital estabelece prioridade para estudantes que ainda não concluíram o ensino superior e que nunca tenham sido beneficiados pelo financiamento estudantil.
O resultado da pré-seleção na chamada única será divulgado em 19 de fevereiro. Os estudantes pré-selecionados deverão complementar a inscrição no sistema Fies Seleção entre os dias 20 e 24 de fevereiro. O processo seletivo contará ainda com lista de espera para preenchimento de vagas não ocupadas.
O Fies é um programa do governo federal que oferece financiamento para estudantes de baixa renda em cursos superiores oferecidos por instituições privadas. O processo seletivo ocorre duas vezes ao ano, com possibilidade de vagas remanescentes após as chamadas regulares.
Mais informações sobre o processo seletivo estão disponíveis no site oficial do Ministério da Educação.
Da Redação com informações de Ministério da Educação / Agência Brasil





