

Mais seis municípios do Norte de Minas Gerais passaram a contar com bases do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu). As unidades foram instaladas em Joaquim Felício, Buritizeiro, Santa Fé de Minas, Urucuia, Botumirim e Fruta de Leite, entre os dias 26 e 29 de janeiro. Com a ampliação, o número total de bases na região chega a 53.
De acordo com o Consórcio Intermunicipal de Saúde da Rede de Urgência do Norte de Minas (Cisrun), responsável pela gestão do Samu na região, a iniciativa tem como objetivo ampliar a cobertura do atendimento de urgência e emergência, garantindo mais agilidade no socorro à população.
“A ampliação do Samu Macro Norte garante maior capilaridade no atendimento às ocorrências e nos traz a alegria de saber que mais vidas poderão ser salvas”, afirmou o presidente do Cisrun e prefeito de Icaraí de Minas, Gonçalo Antônio Mendes de Magalhães.
Segundo a diretora-executiva do Cisrun/Samu Macro Norte, Zildete Ferreira de Souza, a expansão fortalece a qualidade do serviço prestado. “Estamos oferecendo um atendimento cada vez mais rápido, humanizado e eficiente à população dos municípios consorciados”, destacou.
O Cisrun explicou que a escolha dos municípios levou em conta fatores estratégicos. Em Joaquim Felício, a instalação da base se deve à proximidade com a BR-135, rodovia com histórico de acidentes. Situação semelhante ocorre em Botumirim, próximo à BR-251. Já em Buritizeiro, a nova unidade deve reduzir significativamente o tempo de resposta, uma vez que o atendimento era feito a partir de Pirapora.
“Só quem já perdeu vidas nessa BR-135 sabe o quanto é fundamental ter um atendimento rápido. Falo por experiência própria: em 2002, meu pai faleceu nessa rodovia, e essa é uma dor imensurável. Com esse serviço, que vai minimizar o tempo de resposta, só temos a agradecer”, afirmou o prefeito de Joaquim Felício e presidente do Codanorte.
Fonte: G1





