15°C 24°C
Curvelo, MG
Publicidade
Anúncio

MEC abre inscrições para o Fies do segundo semestre nesta segunda-feira (14)

São 44 mil vagas para financiar graduação em faculdades privadas

Redação
Por: Redação
14/07/2025 às 15h10 Atualizada em 14/07/2025 às 16h40
MEC abre inscrições para o Fies do segundo semestre nesta segunda-feira (14)
Inscrições começam a partir desta segunda-feira (14) – Foto: Marcello Casal Jr/Agência Brasil

MEC abre inscrições para o Fies do segundo semestre nesta segunda-feira (14)

Começam nesta segunda-feira (14) as inscrições para o processo seletivo do Fundo de Financiamento Estudantil (Fies) referente ao segundo semestre de 2025. Os interessados devem se inscrever exclusivamente pelo Portal Único de Acesso ao Ensino Superior até as 23h59 do dia 18 de julho, no horário de Brasília. A participação é gratuita.

De acordo com o edital publicado pelo Ministério da Educação (MEC) no dia 9 de julho, serão ofertadas 44.867 vagas nesta edição, somando-se às 67.301 disponibilizadas no primeiro semestre deste ano. O Fies financia cursos de graduação em instituições privadas de ensino superior que possuam avaliação positiva no Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior (Sinaes).

Requisitos

Para concorrer ao financiamento, o candidato precisa:

  • Ter participado do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) a partir de 2010;

  • Obter média aritmética mínima de 450 pontos nas cinco provas do exame, sem ter zerado a redação;

  • Não ter participado do Enem na condição de treineiro;

  • Possuir renda bruta familiar mensal per capita de até três salários mínimos (R$ 4.554, em 2025).

Fies Social

Desde 2024, o programa conta com o Fies Social, que destina 50% das vagas a estudantes inscritos no Cadastro Único para Programas Sociais do Governo Federal (CadÚnico), com renda familiar por pessoa de até meio salário mínimo (R$ 759). Nessa modalidade, é possível obter financiamento de até 100% dos encargos educacionais, além de cotas reservadas para pretos, pardos, indígenas, quilombolas e pessoas com deficiência.

Seleção e calendário

A classificação dos candidatos ocorrerá por ordem decrescente das notas obtidas no Enem, considerando o tipo de vaga, grupo de preferência e modalidade de concorrência. Terão prioridade candidatos que ainda não concluíram o ensino superior ou que nunca foram beneficiados por financiamento estudantil. Não é permitido novo financiamento pelo Fies a quem possui contrato anterior não quitado.

O resultado da chamada única será divulgado no dia 29 de julho. Os pré-selecionados deverão acessar o Fies Seleção entre 30 de julho e 1º de agosto para comprovar informações e complementar a inscrição. Quem não for convocado na chamada única integrará automaticamente a lista de espera, cuja pré-seleção ocorrerá de 5 de agosto a 19 de setembro.

“Todos os inscritos e aqueles que venham a ser pré-selecionados devem ficar atentos aos prazos e aos procedimentos estabelecidos no edital para não perderem as oportunidades de ocupar as vagas ofertadas nesta edição do Fies”, orienta o MEC.

Mais informações estão disponíveis no Portal Único de Acesso ao Ensino Superior: https://acessounico.mec.gov.br

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
500 caracteres restantes.
Comentar
Mostrar mais comentários