O pagamento do abono salarial PIS-Pasep 2025, referente ao ano-base 2023, terá nova etapa nesta terça-feira (15), beneficiando trabalhadores nascidos nos meses de setembro e outubro.
O valor do benefício pode chegar a até um salário-mínimo e ficará disponível para saque até o encerramento do calendário, em 29 de dezembro de 2025.
O abono salarial é destinado anualmente a trabalhadores da iniciativa privada (PIS) e a servidores públicos (Pasep) que atendam aos requisitos do programa. Para ter direito, é necessário:
ter trabalhado formalmente ao menos 30 dias no ano-base;
ter recebido remuneração média de até dois salários-mínimos mensais no período;
estar inscrito no PIS/Pasep há pelo menos cinco anos;
ter os dados corretamente informados pelo empregador na RAIS ou no eSocial.
As informações sobre banco de recebimento, datas e valores, inclusive de anos anteriores, podem ser consultadas no aplicativo Carteira de Trabalho Digital ou no portal gov.br.
Assim como em 2024, o calendário de 2025 é unificado, ou seja, trabalhadores da iniciativa privada e servidores públicos recebem conforme o mês de nascimento.
De acordo com o Ministério do Trabalho, serão destinados R$ 30,7 bilhões para o pagamento do abono a cerca de 25,8 milhões de trabalhadores em 2025.
Já receberam o benefício este ano os trabalhadores nascidos entre janeiro e agosto. Confira o calendário completo abaixo:
Janeiro — pago em fevereiro
Fevereiro — pago em fevereiro
Março — pago em abril
Abril — pago em abril
Maio — pago em maio
Junho — pago em maio
Julho — pago em junho
Agosto — pago em junho
Setembro — pagamento em 15 de julho
Outubro — pagamento em 15 de julho
Novembro — pagamento em agosto
Dezembro — pagamento em agosto
Mais informações podem ser consultadas no site do Ministério do Trabalho ou pelos canais oficiais do governo federal.