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Receita Federal paga R$ 10 bilhões no 3º lote de restituição do IR 2025

Mais de 7,2 milhões de contribuintes recebem nesta quinta (31); lote inclui contribuintes não prioritários e valores destinados a grupos com direito legal à prioridade

Redação
Por: Redação
31/07/2025 às 08h58
Receita Federal paga R$ 10 bilhões no 3º lote de restituição do IR 2025
Veja quem recebe esta restituição - Reprodução/ Internet

A Receita Federal libera nesta quinta-feira (31) o pagamento do terceiro lote de restituição do Imposto de Renda Pessoa Física (IRPF) 2025. Ao todo, serão pagos R$ 10 bilhões a 7,2 milhões de contribuintes. Este é o primeiro lote a contemplar pessoas que não se enquadram nos critérios de prioridade legal, como idosos e pessoas com deficiência.

A consulta para saber se a restituição está disponível pode ser feita no site oficial da Receita Federal, na seção "Consultar Restituição". É necessário informar o CPF, a data de nascimento e o ano de exercício (2025). Estão incluídos neste lote contribuintes que entregaram a declaração até 16 de julho ou que estavam retidos na malha fina de anos anteriores e regularizaram a situação.

Prioridade legal

Dos R$ 10 bilhões pagos neste lote, R$ 557,8 milhões são destinados a contribuintes com prioridade legal, distribuídos da seguinte forma:

  • 15.988 idosos com mais de 80 anos
  • 83.575 contribuintes entre 60 e 79 anos
  • 11.298 pessoas com deficiência física ou mental, ou com doença grave
  • 35.315 profissionais cuja principal fonte de renda é o magistério

O calendário de pagamentos da restituição do IRPF 2025 contempla cinco lotes:

  • 1º lote: 30 de maio
  • 2º lote: 30 de junho
  • 3º lote: 31 de julho
  • 4º lote: 29 de agosto
  • 5º lote: 30 de setembro

Consulta e correção de dados

Além do site, a consulta pode ser feita pelo aplicativo "Meu Imposto de Renda", disponível para tablets e smartphones. O contribuinte também pode acessar o e-CAC (Centro Virtual de Atendimento) para obter o extrato da declaração, corrigir pendências e, se necessário, retificar a declaração.

A Receita Federal destaca que o pagamento é feito exclusivamente em conta bancária de titularidade do contribuinte. Caso ocorra erro nos dados bancários, é possível solicitar o reagendamento do crédito junto ao Banco do Brasil, pelo prazo de até um ano após a primeira tentativa de pagamento.

O reagendamento pode ser feito pelo Portal BB ou por meio dos telefones:

  • 4004-0001 (capitais)
  • 0800-729-0001 (outras regiões)
  • 0800-729-0088 (exclusivo para deficientes auditivos)

Malha fina

Durante a consulta, o contribuinte também pode verificar se sua declaração caiu na malha fina. Isso ocorre quando há pendências ou inconsistências nas informações fornecidas. Para verificar essa situação, é preciso acessar o e-CAC e consultar a aba “Pendências de Malha” dentro do extrato do IR.

As restituições de contribuintes com declarações retidas só são liberadas após correção das inconsistências ou apresentação de documentos comprobatórios à Receita Federal.

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