A Polícia Civil de Minas Gerais, por meio do Departamento Estadual de Combate ao Narcotráfico (Denarc), deflagrou nesta quarta-feira (27/08) a Operação Harpia, que tem como alvo um grupo ligado ao PCC especializado no tráfico interestadual e internacional de drogas.
De acordo com as investigações, a quadrilha atuava de forma independente, com estrutura própria, movimentando grande quantidade de entorpecentes. O caso começou a ser apurado após a prisão de uma mulher que transportava cinco barras de cocaína de São Paulo para Belo Horizonte. Na residência dela, foram apreendidas outras drogas e munições.
A análise do celular da suspeita apontou contatos diretos com integrantes do PCC, envolvimento em negociações de armas de grosso calibre e papel estratégico como elo entre criminosos presos, fornecedores e distribuidores. Para disfarçar os lucros, o grupo usava Pix, apostas online, contas de laranjas e documentos falsos em visitas a presídios.
Ao todo, estão sendo cumpridos 12 mandados de prisão preventiva, 14 mandados de busca e apreensão e o bloqueio de seis contas bancárias em Belo Horizonte, Ribeirão das Neves, Ibirité, Santa Luzia, Juiz de Fora, Pirapora e em duas unidades prisionais.
Fonte: O Tempo