Um homem que pilotava um parapente caiu sobre a rede elétrica no bairro São Lucas, em Divinópolis, região Oeste de Minas Gerais, no fim da tarde deste domingo (7). O momento foi registrado em vídeo e mostra o praticante preso ao equipamento, a poucos metros do chão.
Nas imagens, é possível ver quando o piloto consegue se soltar e descer em segurança, enquanto o tecido do parapente permanece enroscado nos fios de energia.
A Companhia Energética de Minas Gerais (Cemig) foi acionada e precisou desligar a rede emergencialmente, às 19h02, para possibilitar a retirada segura do equipamento. De acordo com a empresa, não houve danos à estrutura elétrica nem impacto para consumidores, já que não havia unidades ligadas ao circuito. O serviço foi concluído às 19h20.
Em nota, a Cemig reforçou a importância de manter distância da rede elétrica durante atividades de lazer aéreo, como voos de parapente e balonismo. “Essas práticas devem ocorrer em locais seguros, longe dos cabos, para evitar choques elétricos e prejuízos à população”, destacou a companhia.
A companhia orienta que:
- A Agência Nacional de Aviação Civil (Anac) proíbe o voo em áreas densamente povoadas, e sem condições de navegação visual;
- O pouso em área não autorizada pelo proprietário também é proibido pela ANAC;
- O voo em baixa altitude, especialmente em áreas urbanas, aumenta o risco de colisão com estruturas, incluindo fios de alta tensão, que podem ser difíceis de detectar a olho nu;
- Para evitar colisões com os fios de alta tensão durante o voo, é imprescindível realizar um planejamento cuidadoso das rotas de voo, evitando áreas povoadas, e onde estão instaladas as redes de energia e com atenção às restrições do espaço aéreo.
- A proximidade ou o contato com a linha de alta tensão pode provocar um choque elétrico grave que, em casos extremos, pode ser fatal.
- Se ficar pendurado em uma linha de alta tensão, o piloto deve evitar fazer movimentos bruscos ou tentativas de se soltar, pois isso pode aumentar o risco de choque elétrico ou queda.
- Se possível, a pessoa deve chamar por ajuda imediatamente, acionar a Cemig e o Corpo de Bombeiros, aguardar pelo resgate e seguir as instruções dos serviços de emergência.
Ver essa foto no Instagram