O Instituto Mineiro de Gestão das Águas (Igam) está realizando coletas de amostras na bacia do Rio Paraopeba para análises laboratoriais. As ações contam com o apoio da Secretaria de Estado de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável (Semad), do Instituto Estadual de Florestas (IEF) e da Polícia Militar de Meio Ambiente, que também estão em campo para investigar as possíveis causas do ocorrido.
Segundo o Governo de Minas, as medidas de mitigação serão definidas a partir dos resultados das análises e do monitoramento contínuo. Por meio do Sistema Estadual de Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Sisema), o Executivo estadual reforçou o compromisso com a proteção dos recursos hídricos e a preservação ambiental.
Nota da Polícia Militar de Meio Ambiente:
“Sobre a ocorrência de mortes de peixes no Rio Paraopeba, informamos que o Instituto Mineiro de Gestão das Águas (IGAM), responsável pela operação da rede de monitoramento da bacia do Rio Paraopeba, está realizando coletas emergenciais na área afetada, para realização de análises laboratoriais. Equipes da Secretaria de Estado de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável (Semad), do Instituto Estadual de Florestas (IEF) e da Polícia Militar de Meio Ambiente também estão em campo, averiguando possíveis causas para o ocorrido. As medidas para mitigar os impactos ambientais serão definidas a partir dos resultados das investigações e do monitoramento contínuo realizado pelos órgãos competentes.O Sistema Estadual de Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Sisema) reforça seu compromisso com a proteção dos recursos hídricos e a preservação ambiental, e poderá disponibilizar outras informações, conforme o andamento dos trabalhos no local”.
Novas informações deverão ser divulgadas à medida que os trabalhos avançarem.
Ver essa foto no Instagram