Um homem sofreu queimaduras de 2º e 3º graus em 94% do corpo após a explosão de um galão de gasolina enquanto colocava fogo em lixo doméstico, na zona rural de Unaí, no Norte de Minas. O acidente ocorreu na noite de sábado (11).
De acordo com relatos da esposa da vítima, o homem utilizava um galão de cinco litros de gasolina para ajudar a queimar restos de entulho e roupas velhas. O recipiente foi deixado próximo ao fogo e acabou explodindo quando ele riscou o fósforo para iniciar a queima.
“Ele jogou a gasolina no lixo e deixou o galão do lado. Aí quando riscou o fósforo, o fogo pegou e o litro estourou. O fogo caiu nele todinho”, contou Emily, que ajudou a apagar as chamas.
Ainda segundo a esposa, o homem tentou se proteger indo para o chuveiro, mas a ação acabou agravando as queimaduras, já que a água provocou choque térmico, mantendo o fogo em combustão por mais tempo.
“Ele foi pro chuveiro, mas eu tirei ele de lá porque não podia. Aí ele rolou no chão e eu joguei uma toalha em cima dele, até o fogo apagar, mas já tinha queimado bastante”, relatou.
O homem foi socorrido em estado gravíssimo, apresentando hipotermia e sinais de edema de glote, o que levou à intubação precoce. Ele recebeu hidratação intensiva com solução aquecida, conforme o protocolo da fórmula de Parkland, utilizado internacionalmente no tratamento de grandes queimados.
Devido à localização da residência — cerca de 40 quilômetros de estrada de terra até o hospital mais próximo —, o resgate durou aproximadamente duas horas.
Até a manhã deste domingo (12), a vítima permanecia em estado crítico, aguardando transferência para um hospital especializado em queimados.