A Receita Federal liberou nesta segunda-feira (30) o segundo lote de restituição do Imposto de Renda da Pessoa Física (IRPF) 2025, contemplando mais de 6 milhões de contribuintes, totalizando R$ 11 bilhões — o maior valor da história em volume e montante. Esse lote inclui também restituições residuais de anos anteriores, e é totalmente destinado aos contribuintes com algum tipo de prioridade.
Entre os beneficiados, destacam-se os que usaram a declaração pré-preenchida e optaram por receber via PIX, grupo que teve prioridade mesmo sem previsão legal. Também estão na lista pessoas com mais de 60 anos, profissionais do magistério, contribuintes com deficiência ou doença grave e idosos acima de 80 anos. Não haverá pagamentos a quem não possui prioridade neste lote.
As consultas foram abertas no dia 23 e podem ser feitas pelo site ou aplicativo da Receita Federal. O crédito será depositado na conta ou chave Pix do tipo CPF informada na declaração. Se o valor não for depositado, ficará disponível no Banco do Brasil por até um ano. Após esse prazo, o contribuinte deve fazer a solicitação pelo Portal e-CAC para reaver o montante.
Veja como foi distribuída a restituição:
Ao todo, receberão este segundo lote 6.545.322 de contribuintes.
com informações de Agência Brasil