Os moradores de Curvelo, no interior de Minas Gerais, terão uma oportunidade de ouro para testemunhar um dos mais belos espetáculos celestes do ano: a Chuva de Meteoros das Oriônidas (Orionids). O fenômeno, originado pelos detritos deixados pelo famoso Cometa Halley, atinge seu pico máximo de atividade nesta semana, com condições de observação excepcionalmente favoráveis.
O show de luzes cósmicas, que é visível em todo o território nacional, poderá ser melhor apreciado nas madrugadas entre terça-feira (21) e quinta-feira (23) de outubro de 2025.
O pico das Oriônidas ocorre quando a constelação de Órion (Orion, o Caçador) atinge sua posição mais alta no céu. O melhor período para observação será entre a meia-noite (00:00) e as 5h da manhã, antes do nascer do sol.
Sob condições ideais, estima-se que Curvelo possa registrar uma taxa de 15 a 20 meteoros por hora. Esses meteoros são conhecidos por serem rápidos e brilhantes, chegando a 66 km/s, e podem deixar rastros luminosos no céu.
Astrônomos destacam que este ano de 2025 oferece uma das melhores condições para a observação da Oriônidas, pois o pico da chuva coincide com a fase de Lua Nova. Com a Lua a apenas 2% iluminada e se pondo cedo, o céu noturno estará escuro, o que facilita a visualização dos meteoros mais fracos.
Para maximizar a experiência na cidade, as recomendações são as seguintes:
Se o clima colaborar, a região de Curvelo será o palco perfeito para assistir a este fenômeno que acontece anualmente, marcando o rastro deixado pelo Cometa Halley.