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Estudantes de Curvelo vencem Prêmio Nacional Liga STEAM com projeto sobre sustentabilidade

Equipe da Escola Estadual Irmã Raimunda Marques cria ferramenta que calcula impactos ambientais da agropecuária

Redação
Por: Redação
04/11/2025 às 16h50 Atualizada em 07/11/2025 às 14h52
Estudantes de Curvelo vencem Prêmio Nacional Liga STEAM com projeto sobre sustentabilidade
Imagem ilustrativa/ Reprodução internet

Estudantes da Escola Estadual Irmã Raimunda Marques, do bairro Boa Esperança, em Curvelo, Região Central de Minas Gerais, conquistaram o 1º lugar no Prêmio Nacional Liga STEAM, organizado pela Fundação ArcelorMittal. O grupo desenvolveu a ferramenta Calculadora de Impacto Agro, que avalia os impactos ambientais da agricultura e da pecuária.

O anúncio dos vencedores foi feito há poucos minutos pelo ator e cineasta Lázaro Ramos, durante o Festival LED BH. A equipe mineira levou R$ 25 mil, sendo R$ 10 mil divididos entre os professores, R$ 10 mil destinados à escola e R$ 5 mil aos alunos participantes.

O segundo lugar ficou com a Escola de Santa Bárbara, da Bahia, que recebeu R$ 10 mil — metade para os docentes e metade para a instituição. Já o terceiro lugar, conquistado por uma escola de Palmas (TO), foi premiado com R$ 5 mil, dos quais R$ 3 mil foram para os professores e R$ 2 mil para a escola.

Calculadora de Impacto Agro

De acordo com a professora e coordenadora do projeto, Cíntia Gasbarro de Paula, a ideia surgiu a partir de uma observação feita por alunos do 3º ano do Ensino Médio em Tempo Integral Técnico em Desenvolvimento de Sistemas, durante uma visita técnica a uma comunidade rural próxima à escola.

“Nós tínhamos que produzir o TCC do terceiro ano em 2025. No fim de 2024, pedi para eles escolherem um projeto que desse para desenvolver um sistema com base nas matérias aprendidas durante três anos”, explica Cíntia. “Começaram a surgir ideias e chegamos num ponto em comum, que foi a calculadora de impacto agro — uma ferramenta para calcular os impactos ambientais da agricultura e da pecuária”, completa.

Ao todo, 24 alunos participaram do desenvolvimento do projeto de conclusão de curso, que uniu tecnologia, sustentabilidade e inovação.

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