

Mais de 4,8 milhões de candidatos farão neste domingo (9) o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2025, aplicado em todo o Brasil — com exceção de Belém, Ananindeua e Marituba (PA), onde as provas serão realizadas nos dias 30 de novembro e 7 de dezembro, devido à realização da COP30.
A principal novidade desta edição é que o Enem passa a permitir a certificação do ensino médio. Para obter o certificado, o participante deve atingir pelo menos 450 pontos em cada área do conhecimento, 500 pontos na redação e ter 18 anos completos até a data da primeira prova.
O exame será dividido em dois domingos. No dia 9 de novembro, os candidatos farão 90 questões objetivas de Linguagens e Ciências Humanas, além da redação. No dia 16 de novembro, serão 90 questões de Matemática e Ciências da Natureza.
Os portões abrem ao meio-dia e fecham às 13h (horário de Brasília). A prova começa pontualmente às 13h30.
Primeiro dia (9/11): duração de 5h30, com término às 19h.
Segundo dia (16/11): duração de 5h, com término às 18h30.
Os candidatos só podem deixar a sala a partir das 15h30, e levar o caderno de questões apenas 30 minutos antes do fim da prova.
O local de prova pode ser consultado na “Página do Participante”, disponível no site do Inep, acessível com o login gov.br, CPF e senha.
Documento oficial com foto (como RG);
Caneta esferográfica preta de corpo transparente;
Cartão de confirmação de inscrição.
É recomendado levar água em garrafa sem rótulo e lanche em embalagem transparente.
O professor Rafael Resende, de História, do Colégio Marista (Brasília), orienta os participantes a aproveitarem os textos da prova para embasar suas redações.
“Os textos apresentados ajudam na construção da argumentação. O aluno pode se inspirar nos temas e referências para desenvolver suas próprias ideias”, explica o professor.
Em todo o país, houve reforço na segurança, com aumento do efetivo policial e controle do trânsito nas áreas de aplicação. A Polícia Federal, a Secretaria Nacional de Segurança Pública e o Ministério da Justiça participam da operação para garantir a lisura e prevenir fraudes durante o exame.
Fonte: G1/ CBN





