O sistema de reconhecimento facial usado pela Polícia Militar de Minas Gerais durante o 43º Forró de Curvelo já resultou em prisões e localização de criminosos foragidos.
Câmeras foram estrategicamente instaladas em todas as entradas e em diversos pontos da área do evento. Equipadas com inteligência artificial, elas fazem o reconhecimento facial em tempo real. O sistema identifica indivíduos com mandados de prisão em aberto ou que estejam descumprindo medidas restritivas judiciais. Alertas são emitidos para um posto de comando e para os policiais distribuídos pelo local.
“A tecnologia faz essa verificação em tempo real, verifica se a pessoa tem mandado de prisão, aciona um alerta para os militares que estão no monitoramento e esse alerta é repassado para a equipe de campo”, explica o Capitão Diniz. Ele destaca o sucesso da operação: “Ontem [domingo, 6 de julho], tivemos êxito com a prisão de dois que estavam com mandados de prisão abertos, um deles estava há oito anos foragido da Justiça”.
Um dos capturados era um homem com uma condenação de mais de 18 anos. Ele estava foragido há quase uma década.
Com informações do SeteLagoas.com.br