

Começou a valer nesta quinta-feira (1º) o novo desconto social na conta de luz voltado a famílias de baixa renda. O benefício é destinado a inscritos no Cadastro Único (CadÚnico) com renda mensal entre meio e um salário mínimo por pessoa e consumo mensal de até 120 kWh.
De acordo com o governo federal, a expectativa é que cerca de quatro milhões de famílias sejam beneficiadas. O desconto varia entre 9% e 18% do valor da conta, conforme a região do país, e deve ser aplicado automaticamente para quem está com o cadastro atualizado.
As distribuidoras de energia tiveram prazo até a quarta-feira (31) para identificar os consumidores aptos ao benefício, e a previsão é que as próximas faturas já apresentem o valor com desconto.
O desconto social foi criado para atender famílias que não se enquadraram nas regras da nova tarifa social, que entrou em vigor em julho do ano passado.
Famílias com renda de até meio salário mínimo por pessoa e consumo mensal de até 80 kWh continuam com isenção total da conta de luz.
Segundo estimativas do governo federal, 17 milhões de famílias são atendidas atualmente pela tarifa social, o que representa cerca de 60 milhões de pessoas beneficiadas em todo o país.
Fonte: G1





