

Mais de 4,3 milhões de eleitores mineiros ainda não realizaram o cadastramento biométrico junto à Justiça Eleitoral. O serviço é obrigatório, gratuito e feito exclusivamente por meio de atendimento presencial. Atualmente, Minas Gerais é o segundo estado com menor cobertura biométrica do país, ficando atrás apenas do Espírito Santo.
A coleta da biometria ocorre durante procedimentos como alistamento eleitoral (emissão do primeiro título), revisão de dados ou transferência de domicílio eleitoral. O prazo para regularizar a situação vai até o dia 6 de maio, data em que será encerrado o cadastro eleitoral deste ano.
Segundo a Justiça Eleitoral, o eleitor que ainda não possui biometria cadastrada não é impedido de votar. No entanto, caso seja convocado para uma revisão de eleitorado com objetivo de coletar a biometria e não compareça, poderá ter o título cancelado, ficando impossibilitado de participar das eleições.
Para realizar o cadastramento biométrico, é preciso apresentar:
Documento oficial com foto
Comprovante eleitoral
Comprovante de quitação do serviço militar (quando exigido)
Onde fazer o cadastro
O cadastramento deve ser feito presencialmente nos cartórios da Justiça Eleitoral. Em Minas Gerais, o atendimento padrão ocorre de segunda a sexta-feira, das 9h às 17h. O comparecimento pode ser por ordem de chegada ou com agendamento prévio, que pode ser feito pelo site do Tribunal Regional Eleitoral.
O procedimento também pode ser iniciado pela internet, por meio do autoatendimento da Justiça Eleitoral. Durante o processo, o eleitor será informado se será necessário comparecer ao cartório para concluir o atendimento com a coleta biométrica.
Para saber se o cadastro biométrico já foi realizado, o eleitor pode consultar a situação eleitoral pelo aplicativo e-Título.
Em outubro de 2026, mais de 16 milhões de mineiros devem comparecer às urnas eletrônicas para escolher o presidente da República, governador, senadores, deputados federais e deputados estaduais. Para participar do pleito, é fundamental que o eleitor esteja com o título regularizado até o prazo final de 6 de maio.
Fonte: G1





