A Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) informou nesta sexta-feira (25) que a bandeira tarifária vermelha patamar 2 será adotada nas contas de luz a partir de agosto. Com a medida, os consumidores passarão a pagar um adicional de R$ 7,87 a cada 100 quilowatts-hora (kWh) consumidos.
Segundo o órgão regulador, o acionamento da bandeira ocorre diante do cenário de afluências abaixo da média em todas as regiões do país, o que compromete a geração de energia pelas hidrelétricas. Para garantir o abastecimento, será necessário acionar fontes mais caras, como as usinas termelétricas, o que encarece os custos de produção.
Criado em 2015, o sistema de bandeiras tarifárias tem como objetivo indicar aos consumidores as condições de geração de energia no país e os custos associados. A bandeira vermelha patamar 2 é o nível mais elevado do sistema, sinalizando momentos críticos de geração.
“A Aneel reforça a importância da conscientização e do uso responsável da energia elétrica. A economia de energia também contribui para a preservação dos recursos naturais e para a sustentabilidade do setor elétrico como um todo”, destacou o órgão em nota oficial.
Da Redação com informações da Agência Brasil