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Governo de Minas abrirá licitação para nova ponte entre Inhaúma e Papagaios sobre o rio Paraopeba

Estrutura caiu em 2018 e desde então aguarda reconstrução

Redação
Por: Redação
21/06/2025 às 08h32 Atualizada em 23/06/2025 às 13h48
Governo de Minas abrirá licitação para nova ponte entre Inhaúma e Papagaios sobre o rio Paraopeba
Governo de Minas abriu processo licitatório para execução da obra da ponte/Foto: Reprodução Internet

Foi publicado no Diário Oficial de Minas Gerais na quinta-feira (19) um aviso de licitação para a construção de uma nova ponte sobre o rio Paraopeba e de variante na rodovia municipal que liga cidades de Inhaúma e Papagaios. O projeto pretende refazer uma das ligações entre os municípios após a queda da ponte ocorrida em 2018. A publicação do aviso ocorreu por meio do Departamento de Estradas de Rodagem de Minas Gerais (DER-MG).

A reportagem do SeteLagoas.com.br confirmou junto ao DER-MG que a construção será feita no local da antiga queda.

A estrutura da ponte e a variante têm uma extensão de 1.355 metros, com 160,9 metros de comprimento por 10,5 metros de largura na travessia sobre o rio Paraopeba. A intervenção ainda conta com uma passagem de pedestre unilateral de 1,50 metros.

A obra está orçada em cerca de R$ 22 milhões e faz parte do conjunto de intervenções previstas no Programa de Reparação Socioeconômica da Bacia do Paraopeba. O edital da licitação estará disponível a partir da próxima terça-feira, 24 de junho, no portal de compras do governo estadual e também no site do DER-MG. A abertura da sessão pública está agendada para o dia 30 de julho, às 9h30, também por meio do portal de compras do governo estadual.

A obra compõe o conjunto de sete obras rodoviárias regionais previstas para a região atingida. O prazo de execução é de 12 meses a partir da ordem de início das obras.

“Essa é uma obra solicitada durante muitos anos pela população da região e, assim que tivermos a empresa vencedora para construir a ponte, o Governo de Minas, por meio do Departamento, dará a ordem de início para a execução das obras. A verba já está garantida e em breve o ir e vir dos mineiros da região vão ter viagens mais seguras e rápidas”, ressalta o diretor-geral do DER-MG, Rodrigo Tavares.

A secretária de Estado de Planejamento e Gestão, Silvia Listgarten, reforça que o Acordo de Reparação busca transformar a tragédia do rompimento em um legado de desenvolvimento para a população atingida.

“A publicação do edital é um passo importante nessa direção. A obra atende a uma demanda histórica e é a última das seis obras rodoviárias regionais inicialmente definidas na Consulta Popular de 2021 a avançar para a fase de edital. Essa entrega só está sendo possível graças ao esforço das prefeituras atingidas e ao compromisso do Governo de Minas e das Instituições de Justiça em direcionar ainda mais recursos para a região atingida”, afirma.

Obras rodoviárias da Bacia

As sete obras rodoviárias da Bacia do Paraopeba estão sendo executadas com recursos do Acordo de Reparação. Seis delas foram definidas após a Consulta Popular realizada na região atingida (veja os trechos abaixo). A sétima obra foi anunciada em agosto deste ano e trata-se da duplicação da estrada que liga Brumadinho à BR-381 (Fernão Dias), em Betim. O custo estimado para todas as obras é de R$ 800 milhões.

Cinco das sete obras estão em execução, sendo duas já concluídas:

  • Melhoramento e pavimentação do trecho Esmeraldas – São José da Varginha, na Rodovia MG- 060: iniciado em agosto de 2022 e concluído em outubro de 2024;
  • Melhoramento e pavimentação do trecho Papagaios – Pompéu na Rodovia MG-060: obra concluída em março de 2025;
  • Asfaltamento da MG 415 até a 040 (Morada Nova de Minas): iniciado em outubro de 2023;
  • Pavimentação do trecho Abaeté – Porto São Vicente (LMG-762): iniciado em julho de 2024;
  • Pavimentação da BR-040 até Distrito de São José do Buriti, em Felixlândia (AMG-930): iniciado em setembro de 2024;
  • Ponte sobre o Rio Paraopeba em Papagaios: obra em licitação
  • Estrada de ligação do Distrito Industrial de Brumadinho à BR-381: obra ainda não iniciada, aguarda decisão judicial autorizando o formato de execução e financiamento proposto.

Reparação socioeconômica

A iniciativa foi viabilizada com recursos do Acordo Judicial de Reparação de Brumadinho, firmado entre o Governo de Minas, o Ministério Público de Minas Gerais (MPMG), o Ministério Público Federal (MPF), a Defensoria Pública do Estado de Minas Gerais (DPMG) e a empresa Vale S.A, com mediação do Tribunal de Justiça de Minas Gerais (TJMG), após o rompimento das barragens da Vale em Brumadinho.

As ações de reparação socioeconômica abrangem Brumadinho e outros 25 municípios da região atingida pelo rompimento da barragem da Vale. Dentre elas, estão as iniciativas para fortalecimento do serviço público, que contam com ações emergenciais, e as ações definidas na Consulta Popular voltada para as áreas de saúde, infraestrutura, agricultura, educação, economia, esporte e lazer, entre outras.

O rompimento em Brumadinho tirou a vida de 272 pessoas e gerou uma série de impactos sociais, econômicos e ambientais.

Com Agência Minas e DER-MG

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