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IR 2025: consulta ao 2º Lote de Restituição já está liberada

Mais de 6,5 milhões de contribuintes serão contemplados, incluindo prioritários e quem optou pelo PIX; pagamentos começam em 30 de junho

Redação
Por: Redação
23/06/2025 às 13h39
IR 2025: consulta ao 2º Lote de Restituição já está liberada
Saiba quem precisa declarar o Imposto de Renda — Foto: Joédson Alves/Agência Brasil

A Receita Federal liberou nesta segunda-feira (23), a partir das 10h, a consulta ao 2º lote de restituições do Imposto de Renda 2025. Ao todo, mais de 6,5 milhões de contribuintes serão beneficiados, totalizando um crédito bancário de R$ 11 bilhões. Os pagamentos estão previstos para iniciar em 30 de junho.

Este lote não apenas contempla os contribuintes regulares, mas também inclui restituições residuais de anos anteriores. Uma parcela significativa, cerca de R$ 1,8 bilhão, será destinada a grupos prioritários, como:

  • Idosos acima de 80 anos: 148.090 contribuintes
  • Idosos entre 60 e 79 anos: 1.044.585 contribuintes
  • Pessoas com deficiência física ou mental, ou moléstia grave: 91.363 contribuintes
  • Professores (maior fonte de renda): 496.650 contribuintes
  • Contribuintes que utilizaram a declaração pré-preenchida e optaram pelo PIX: 4.764.634 contribuintes

A Receita Federal informou que os pagamentos do Imposto de Renda Pessoa Física (IRPF) 2025 serão realizados em cinco lotes. O prazo para a entrega das declarações teve início em 17 de março. Confira as datas dos próximos pagamentos:

  • 1º lote: 30 de maio
  • 2º lote: 30 de junho
  • 3º lote: 31 de julho
  • 4º lote: 29 de agosto
  • 5º lote: 30 de setembro

Para verificar se sua restituição foi liberada, siga os passos abaixo:

  • Acesse a página da Receita Federal na internet.
  • Clique na opção “Meu Imposto de Renda”.
  • Em seguida, clique em “Consultar a Restituição”.

A Receita Federal também oferece um aplicativo para tablets e smartphones que permite consultar as informações diretamente. Além disso, o contribuinte pode verificar a situação completa da sua declaração no e-CAC (Centro Virtual de Atendimento) por meio do extrato de processamento. Caso seja identificada alguma pendência, é possível retificar a declaração.

É fundamental que os dados bancários informados na declaração estejam corretos, pois a Receita Federal só realiza pagamentos em contas de titularidade do próprio contribuinte. Em caso de erro nos dados ou problema na conta de destino, a restituição não será creditada.

Nesses casos, o Banco do Brasil disponibiliza o serviço de reagendamento por até um ano da primeira tentativa de crédito. O contribuinte pode corrigir os dados bancários por meio do Portal BB ou ligando para a Central de Relacionamento BB nos seguintes telefones:

  • 4004-0001 (capitais)
  • 0800-729-0001 (demais localidades)
  • 0800-729-0088 (exclusivo para deficientes auditivos)

Para o reagendamento, será necessário informar o valor da restituição e o número do recibo da declaração. Se a restituição não for resgatada dentro do prazo de um ano, o contribuinte precisará fazer um requerimento pelo Portal e-CAC.

Ao realizar a consulta, o contribuinte também poderá verificar se sua declaração caiu na “malha fina” por alguma inconsistência. Para isso, acesse o “extrato” do Imposto de Renda no site da Receita Federal, via e-CAC. No login, selecione “Meu Imposto de Renda (Extrato da DIRPF)” e, na aba “Processamento”, escolha “Pendências de Malha”. As restituições retidas na malha fina só são liberadas após a correção das informações ou comprovação da sua correção pelo contribuinte.

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