20°C 30°C
Curvelo, MG
Publicidade
Anúncio

Curvelo inaugura Sala Lilás para atendimento especializado a mulheres vítimas de violência

Espaço garante acolhimento imediato, humanizado e multidisciplinar, integrado à rede de proteção do município

Redação
Por: Redação
06/02/2026 às 17h15
Curvelo inaugura Sala Lilás para atendimento especializado a mulheres vítimas de violência
Foto: Comunicação Prefeitura de Curvelo

A Prefeitura de Curvelo inaugura, às 16h da próxima segunda-feira, dia 9, a Sala Lilás, um espaço acolhedor, sigiloso e humanizado, criado para oferecer atendimento digno a mulheres e meninas vítimas de violência. O serviço funcionará anexo à Delegacia Especializada de Atendimento à Mulher (DEAM), na rua Luiz Euzébio, nº 444, no Centro.

A Sala Lilás foi estruturada para proporcionar um ambiente protegido, reservado e seguro, evitando a chamada revitimização. A proposta garante acolhimento imediato, logo após a agressão, assegurando atendimento especializado e multidisciplinar, com foco na aplicação de políticas públicas voltadas à quebra do ciclo da violência.

Inicialmente, o atendimento será realizado por profissional técnico da área de Serviço Social, preferencialmente do sexo feminino, responsável pela escuta qualificada e pelos encaminhamentos necessários aos setores jurídico, psicossocial e de saúde, conforme a avaliação de cada caso. Os familiares das vítimas, especialmente os filhos, também receberão acolhimento e atenção.

Fortalecimento da rede de proteção

A iniciativa, considerada pioneira e de grande relevância para a população curvelana, é resultado do trabalho da Prefeitura, por meio da Secretaria Municipal de Assistência Social, em parceria com o Ministério Público de Minas Gerais (MPMG), o Poder Judiciário, a Polícia Civil e demais instituições de segurança e justiça.

A inauguração ocorre poucos dias após a assinatura, em Brasília, do Pacto Brasil, firmado entre os Três Poderes, para o Enfrentamento do Feminicídio. Com a entrega da Sala Lilás, Curvelo se antecipa e reforça seu compromisso histórico com a defesa dos direitos das mulheres.

A cidade também se conecta à sua própria trajetória, já que em Curvelo nasceu Ângela Diniz, socialite assassinada em 1976, cujo caso contribuiu para mudanças significativas na visão da Justiça brasileira sobre os direitos das mulheres. Em 1º de agosto de 2023, o Supremo Tribunal Federal (STF) enterrou definitivamente a tese da legítima defesa da honra em casos de feminicídio, como o de Ângela Diniz, citada na ocasião pelos ministros Luís Roberto Barroso e Cármen Lúcia.

Serviço

Inauguração da Sala Lilás
Data: 09/02/2026
Horário: 16h
Local: Delegacia Especializada de Atendimento à Mulher (DEAM)
Endereço: Rua Luiz Euzébio, nº 444 – Centro

Foto: Comunicação Prefeitura de Curvelo

 

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
500 caracteres restantes.
Comentar
Mostrar mais comentários