18°C 29°C
Curvelo, MG
Publicidade
Anúncio

Justiça eleitoral cassa mandato do prefeito de Cristália e nova eleição pode ser convocada

Jairo de Matos Borges Júnior (PP) foi condenado por abuso de poder político e econômico nas eleições de 2024. Vice-prefeita também teve mandato cassado. Decisão é de primeira instância e ainda cabe recurso.

Redação
Por: Redação
26/08/2025 às 10h37 Atualizada em 02/09/2025 às 19h01
Justiça eleitoral cassa mandato do prefeito de Cristália e nova eleição pode ser convocada
Prefeito e vice foram cassados pela Justiça Eleitoral — Foto: Divulgação

A Justiça Eleitoral da 120ª Zona, em Grão Mogol (MG), cassou os mandatos do prefeito de Cristália, Jairo de Matos Borges Júnior (PP), e da vice-prefeita, Elizete Dias Cabral (PDT), por abuso de poder político e econômico durante as eleições municipais de 2024. A sentença, proferida pela juíza Kellymar Pedrosa de Sousa, determina ainda a inelegibilidade do prefeito por oito anos e o pagamento de multa de R$ 25 mil.

A ação foi movida pelo Ministério Público, que apontou um suposto esquema de compra de votos, oferta de vantagens indevidas a eleitores e tentativa de cooptação de adversários políticos durante a campanha. Uma das acusações menciona o pagamento de R$ 10 mil a uma candidata rival para que desistisse da disputa e declarasse apoio à chapa de Jairo Júnior.

A juíza considerou o conjunto de provas “robusto”, incluindo mensagens de WhatsApp, vídeos com apoiadores exibindo dinheiro, comprovantes de transferências via PIX, atas notariais e depoimentos de eleitores. Ela também ressaltou a pequena diferença de apenas 14 votos entre Jairo e o segundo colocado, o que reforça o potencial de impacto das irregularidades no resultado final.

Com a cassação da chapa eleita, o município de Cristália poderá ter novas eleições, conforme determina a legislação eleitoral. No entanto, a decisão ainda cabe recurso ao Tribunal Regional Eleitoral de Minas Gerais (TRE-MG). Enquanto isso, Jairo Júnior segue no cargo até o fim de todas as fases recursais.

Vice-prefeita e vereadora

A vice-prefeita Elizete Cabral também teve o mandato cassado por integrar a chapa, mas não foi declarada inelegível, já que não ficou comprovado seu envolvimento direto nas irregularidades. Uma vereadora que também havia sido citada na ação, foi absolvida por falta de provas de que tenha participado dos atos ilícitos.

Resultados das eleições

Jairo Júnior foi eleito prefeito de Cristália com 2.107 votos (48,72%). O segundo colocado, Tiquim (MDB), obteve 2.093 votos (48,39%). Cida do Paiol (PL) recebeu 125 votos (2,89%). A eleição teve 41 votos brancos (0,92%) e 75 nulos (1,69%), com uma abstenção de 17,21% dos eleitores aptos.

O que diz a defesa

Em nota, a defesa do prefeito Jairo Júnior afirmou que ele foi surpreendido com a decisão de primeira instância e reafirmou confiança na reversão da sentença no TRE-MG.

Leia a nota na íntegra

O prefeito Jairo Júnior foi pego com extrema surpresa da decisão judicial de 1º grau que está sendo divulgada pelas redes sociais do deferimento da ação judicial eleitoral. Reiteramos nosso profundo respeito a todas as decisões da Justiça e permanecemos absolutamente serenos e confiantes de que essa decisão será revista pelo Tribunal Regional Eleitoral Mineiro.

O prefeito Jairo Júnior segue firme na defesa do mandato conquistado legitimamente, pelo voto livre e consciente do povo de Cristália. Destaca-se que o prefeito Jairo Júnior continua exercendo o cargo de prefeito, trabalhando com dedicação e compromisso para trazer melhorias ao nosso município, até o fim de todas as fases recursais.

Fonte: G1

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
500 caracteres restantes.
Comentar
Mostrar mais comentários