Um simulado de evacuação será realizado na usina hidrelétrica de Três Marias na próxima quarta-feira (17), às 11h. Segundo a Cemig, a iniciativa é uma das maiores do tipo em Minas Gerais e deve envolver cerca de sete mil moradores de Três Marias e São Gonçalo do Abaeté, além de depósitos de uma empresa de mineração.
De acordo com Ivan Carneiro, coordenador do Plano de Ação Emergencial (PAE) da companhia, a atividade é preventiva e não há risco na barragem. O objetivo é preparar a população para agir de forma rápida e organizada em uma situação hipotética de emergência, conforme determina o Plano Nacional de Segurança de Barragens.
Durante o simulado, moradores de bairros e localidades deverão se dirigir aos pontos de encontro previamente definidos, acompanhados por equipes técnicas, Defesa Civil e autoridades locais. Um Posto de Comando, instalado no Parque Diadorim, fará o monitoramento das ações.
A área impactada inclui ainda cerca de 600 estudantes, professores e funcionários de escolas nos dois municípios.
Procedimentos de evacuação
Sistemas de alerta
Rotas de deslocamento
Ferramentas de comunicação, como o aplicativo PROX, que fornece informações em tempo real sobre zonas de risco e rotas de fuga
O planejamento do exercício durou meses e incluiu repasse de orientações à população e ações educativas. Nos pontos de encontro, os moradores responderão a um questionário para avaliar a eficácia do simulado e identificar possíveis melhorias.
Instalada no rio São Francisco, a usina de Três Marias teve sua construção iniciada em 1957 e começou a operar em 1962. Considerada a primeira grande obra da Cemig, mobilizou mais de 10 mil trabalhadores de diversos estados do país. Hoje, conta com seis unidades geradoras e um reservatório de 1.054,6 km². Muitos dos antigos acampamentos erguidos na época se transformaram em bairros da cidade.
Fonte: G1