Berço do escritor João Guimarães Rosa, a cidade de Cordisburgo, situada na região Central de Minas Gerais, transforma-se em um vibrante cenário literário durante a 37ª edição da Semana Rosiana, que acontece de 6 a 13 de julho. Com entrada gratuita (algumas atividades exigem inscrição prévia), o evento será realizado no Museu Casa Guimarães Rosa, espaço dedicado à memória do autor.
Com pouco mais de 8 mil habitantes, Cordisburgo recebe visitantes de todo o país — os chamados “rosianos” — que compartilham a paixão pela obra do escritor. Este ano, o tema do evento é “Personagens e suas lembranças, bichos e suas estórias em Guimarães Rosa”, convidando o público a mergulhar na relação simbólica entre seres humanos, animais e paisagens na literatura rosiana.
A programação é diversa e imersiva: debates, oficinas, narração de histórias, caminhadas ecoliterárias, exposições, apresentações artísticas e a tradicional feira gastronômica com sabores típicos de Minas. As atividades também propõem reflexões sobre identidade, memória e existência, inspiradas por personagens marcantes como Riobaldo e Diadorim, cujas jornadas se entrelaçam com o sertão e seus mistérios.
A Semana Rosiana é uma realização do Governo de Minas Gerais, por meio da Secretaria de Estado de Cultura e Turismo (Secult), do Museu Casa Guimarães Rosa, da Prefeitura de Cordisburgo e da Academia Cordisburguense de Letras Guimarães Rosa.
Confira a programação completa clicando aqui.
Tradição e impacto cultural
Criado em 1980 pela Academia Cordisburguense de Letras João Guimarães Rosa, o evento consolidou-se como um dos principais marcos culturais da região. Além de valorizar a literatura rosiana, a Semana Rosiana impulsiona o turismo e movimenta a economia local, ao mesmo tempo em que destaca os tesouros naturais e culturais de Cordisburgo — como a impressionante Gruta do Maquiné e o próprio museu dedicado ao autor.
Com Agência Minas